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Veja os artigos sobre Hiperatividade, Dislexia, entre outros, publicados pelo Dr. Mauro Muszkat.
 
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A Neuroclin agora conta com supervisões clínicas em transtornos do neurodesenvolvimento, no CENTRO DE CAPACITAÇÃO EM NEURODESENVOLVIMENTO. Clique para saber mais.

 
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Centro De Capacitação Em Neurodesenvolvimento

Supervisões Clínicas em Transtornos do Neurodesenvolvimento

As supervisões clínicas em transtornos do neurodesenvolvimento são destinadas ao estudo de condições clínicas e neuropsicológicas de diversos transtornos do neurodesenvolvimento, com foco em processos de avaliação interdisciplinar e no planejamento de estratégias de intervenção. A proposta envolve momentos de estudo sobre funções neuropsicológicas e de discussão de casos clínicos apresentados pelos participantes ou pela equipe da Neuroclin. O publico alvo são profissionais de diversas áreas da saúde já atuando com crianças com estes transtornos.

Os temas abordados incluirão:

  1. Funções cerebrais
  2. Diagnóstico clínico e diagnóstico funcional
  3. Métodos de avaliação quantitativos e qualitativos de abordagem interdisciplinar
  4. Planejamento de estratégias de intervenção.

As supervisões funcionarão com grupos de até no máximo 10 profissionais de diferentes áreas de saúde, quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, das 19 às 21 horas. As atividades serão coordenadas pelo Dr. Mauro Muszkat, neuropediatra e diretor clínico da Neuroclin, e pela Dra. Claudia Berlim de Mello, neuropsicóloga.

Valor do investimento: R$ 200,00 a supervisão.

Contato: 11 5573-0288 - tratar com Dra. Claudia Berlim ou cursos@neuroclin.com.br


Plano para 2009

I - Supervisão clínica em Transtorno do Déficit de Atenção – março

1º encontro: Atenção seletiva, sustentada e dividida; sistema atencional anterior e posterior; neurobiologia da atenção; aspectos das medicações atuais em TDA-H; diagnóstico.

2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.


II - Supervisão clínica em Transtornos da Aprendizagem; dislexia – abril

1º encontro: Dificuldades e distúrbios da aprendizagem; Memória e aprendizagem; funções executivas e aprendizagem; organização cerebral na aprendizagem; diagnóstico dos transtornos da aprendizagem.

2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.


III - Supervisão clínica em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento – maio

1º encontro: estudos genéticos e neurobiológicos do autismo; a integração entre funções frontais e o sistema límbico; diagnóstico dos TID.

2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.

 
IV - Supervisão clínica em lesões cerebrais na infância – junho

1º encontro: Maturação cerebral e neuroplasticidade; diferenças das expressões funcionais de lesões cerebrais entre adultos e crianças; lesões congênitas e adquiridas, síndromes neurodegenerativas na infância.

2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.

 

V - Supervisão clínica em Transtornos da Ansiedade na Infância – agosto

1º encontro: Caracterização dos principais transtornos da categoria nosológica dos transtornos de ansiedade; estudos neurobiológicos nos transtornos da ansiedade; diagnóstico.

2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.

 

VI - Supervisão clínica nos Transtornos do Humor na Infância  – setembro

1º encontro: Caracterização dos principais transtornos da categoria nosológica dos transtornos de humor; estudos neurobiológicos nos transtornos de humor; diagnóstico.

2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.

 

VII - Supervisão clínica em Transtorno Oposicional Desafiador e Transtorno de Conduta na Infância – outubro

1º encontro: Caracterização dos transtornos oposicional e da conduta na infância; estudos neurobiológicos; diagnóstico.

2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.

       

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