Centro De Capacitação Em Neurodesenvolvimento
Supervisões Clínicas em Transtornos do Neurodesenvolvimento
As supervisões clínicas em transtornos do neurodesenvolvimento são destinadas ao estudo de condições clínicas e neuropsicológicas de diversos transtornos do neurodesenvolvimento, com foco em processos de avaliação interdisciplinar e no planejamento de estratégias de intervenção. A proposta envolve momentos de estudo sobre funções neuropsicológicas e de discussão de casos clínicos apresentados pelos participantes ou pela equipe da Neuroclin. O publico alvo são profissionais de diversas áreas da saúde já atuando com crianças com estes transtornos.
Os temas abordados incluirão:
- Funções cerebrais
- Diagnóstico clínico e diagnóstico funcional
- Métodos de avaliação quantitativos e qualitativos de abordagem interdisciplinar
- Planejamento de estratégias de intervenção.
As supervisões funcionarão com grupos de até no máximo 10 profissionais de diferentes áreas de saúde, quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, das 19 às 21 horas. As atividades serão coordenadas pelo Dr. Mauro Muszkat, neuropediatra e diretor clínico da Neuroclin, e pela Dra. Claudia Berlim de Mello, neuropsicóloga.
Valor do investimento: R$ 200,00 a supervisão.
Contato: 11 5573-0288 - tratar com Dra. Claudia Berlim ou cursos@neuroclin.com.br
Plano para 2009
I - Supervisão clínica em Transtorno do Déficit de Atenção – março
1º encontro: Atenção seletiva, sustentada e dividida; sistema atencional anterior e posterior; neurobiologia da atenção; aspectos das medicações atuais em TDA-H; diagnóstico.
2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.
II - Supervisão clínica em Transtornos da Aprendizagem; dislexia – abril
1º encontro: Dificuldades e distúrbios da aprendizagem; Memória e aprendizagem; funções executivas e aprendizagem; organização cerebral na aprendizagem; diagnóstico dos transtornos da aprendizagem.
2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.
III - Supervisão clínica em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento – maio
1º encontro: estudos genéticos e neurobiológicos do autismo; a integração entre funções frontais e o sistema límbico; diagnóstico dos TID.
2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.
IV - Supervisão clínica em lesões cerebrais na infância – junho
1º encontro: Maturação cerebral e neuroplasticidade; diferenças das expressões funcionais de lesões cerebrais entre adultos e crianças; lesões congênitas e adquiridas, síndromes neurodegenerativas na infância.
2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.
V - Supervisão clínica em Transtornos da Ansiedade na Infância – agosto
1º encontro: Caracterização dos principais transtornos da categoria nosológica dos transtornos de ansiedade; estudos neurobiológicos nos transtornos da ansiedade; diagnóstico.
2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.
VI - Supervisão clínica nos Transtornos do Humor na Infância – setembro
1º encontro: Caracterização dos principais transtornos da categoria nosológica dos transtornos de humor; estudos neurobiológicos nos transtornos de humor; diagnóstico.
2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.
VII - Supervisão clínica em Transtorno Oposicional Desafiador e Transtorno de Conduta na Infância – outubro
1º encontro: Caracterização dos transtornos oposicional e da conduta na infância; estudos neurobiológicos; diagnóstico.
2º encontro: Discussão de casos; avaliação quantitativa e qualitativa; modalidades de intervenção terapêutica.